Receba nossos artigos!

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Preencha os dados abaixo para entrar em contato, responderemos o mais breve possível.

Migrar e Importar PST para o Office 365 com Azcopy e Microsoft Azure

Migrar e Importar PST para o Office 365 com Azcopy e Microsoft Azure

Olá pessoal, tudo bem? Este artigo é destinado aos Administradores do Office 365 que querem aprimorar seus conhecimentos. Visão geral: Podemos utilizar o serviço de importação no centro de conformidade e segurança do Office 365 para importar arquivos de dados .PST em massa para a caixa de correio (Mailbox) no Exchange Online da sua empresa. Existe dois cenários que podemos utilizar;

  1. Carregamento de rede: Carregar os arquivos de dados .PST através da rede local para um local de armazenamento temporário no Azure (nuvem da Microsoft).
  2. Podemos copiar os arquivos de dados .PST para uma unidade de disco rígida com criptografia BitLocker e enviar para um local de armazenamento temporário no Azure (nuvem da Microsoft).

Neste artigo iremos utilizar o primeiro e cenário. Antes de tudo, irei listar as ferramentas que vamos utilizar:

Com seu ambiente preparado, estamos prontos para seguir a diante! Se você estiver com algum problema até aqui não deixe de entrar em contato conosco :) Daqui em diante irei organizar por passos, pois se trata de procedimentos mais operacionais. 1 - Acesse o portal do Office 365 https://portal.office.com e entre com suas credenciais de administrador. 2 - Clique em Centro de conformidade e segurança, após ser redirecionado clique em Gestão de dados > Importar. Observação: Consulte o aviso referente permissões que será exibido na tela antes de começar. 3 - Na página importar, clique em Ícone Adicionar trabalho de importação de novo em seguida o assistente de importação será exibido. 4 - Digite um nome para o seu trabalho de importação e siga à diante. 5 - Conforme mencionado anteriormente, escolha a opção: Carregamento de rede conforme imagem abaixo e clique em avançar.

Clique em carregar trabalho de importação de dados para criar um carregamento de rede

6 - Na página de importação de dados, siga as seguintes instruções Copie a URL de SAS e baixar a ferramenta de AzCopy Azure na página Importar dados Obs1: Na etapa 2, clique em Mostrar a URL da SAS, copie e salve em um arquivo .TXT. Obs2: Se você não baixou o Azure AzCopy este é o momento :) Note que as opções: Conclui o carregamento dos meus arquivos e Tenho acesso ao arquivo de mapeamento são obrigatórias. A seguir iremos iniciar essas atividades obrigatórias, então vamos minimizar a janela do Portal do Office 365 e seguir com o carregamento dos .PST e mapeamento de arquivos. 1 - Teclas Windows + R:  

 C:\windows\SysWOW64\cmd.exe /T:1F /K cd /D "C:\Program Files (x86)\Microsoft SDKs\Azure\" & launchcmd.cmd

  E clique em Ok. Observação: Certifique-se de que você instalou o AzCopy no caminho padrão. 2 - Execute o comando:

AzCopy.exe /Source:"Localização do .PST" /Dest:"URL SAS" /V:"CAMINHO DO LOG.log" /Y /S

Significado dos parâmetros: /Y Permite o uso do token SAS somente para gravar arquivos .PST para um local no Azure. /S Permite que os .PST sejam localizados em subpastas no diretório de origem. Exemplo da sintaxe:  

 AzCopy.exe /Source:"\\HOSTNAME\PSTs" /Dest:"https://3c3e5952a2764023ad14984.blob.core.windows.net/ingestiondata?
sv=2012-02-12&se=9999-12-
31T23%3A59%3A59Z&sr=c&si=IngestionSasForAzCopy201601121920498117&sig=Vt5S4hVzlzMcBkuH8bH711atBffdrOS72TlV1mNdORg%3D"
/V:"c:\Users\%username%\Desktop\meuslog.log" /Y

Após executar o comando completo o Azure Storage Tools irá exibir o status de andamento, após concluir podemos importar para a caixa de correio (Mailbox) do usuário. 3 - Criar o arquivo de mapeamento de importação do .PST A) Baixar uma cópia do arquivo de mapeamento de importação de PST. B) Abra o arquivo CSV e siga o exemplo a seguir:

Workload,FilePath,Name,Mailbox,IsArchive,TargetRootFolder,ContentCodePage,SPFileContainer,SPManifestContainer,SPSiteUrl
Exchange,,annb.pst,annb@contoso.onmicrosoft.com,FALSE,/,,,,
Exchange,,annb_archive.pst,annb@contoso.onmicrosoft.com,TRUE,,,,,
Exchange,,donh.pst,donh@contoso.onmicrosoft.com,FALSE,/,,,,
Exchange,,donh_archive.pst,donh@contoso.onmicrosoft.com,TRUE,,,,,
Exchange,PSTFiles,pilarp.pst,pilarp@contoso.onmicrosoft.com,FALSE,/,,,,
Exchange,PSTFiles,pilarp_archive.pst,pilarp@contoso.onmicrosoft.com,TRUE,/ImportedPst,,,,
Exchange,PSTFiles,tonyk.pst,tonyk@contoso.onmicrosoft.com,FALSE,,,,,
Exchange,PSTFiles,tonyk_archive.pst,tonyk@contoso.onmicrosoft.com,TRUE,/ImportedPst,,,,
Exchange,PSTFiles,zrinkam.pst,zrinkam@contoso.onmicrosoft.com,FALSE,,,,,
Exchange,PSTFiles,zrinkam_archive.pst,zrinkam@contoso.onmicrosoft.com,TRUE,/ImportedPst,,,,

A primeira linha ou a linha de cabeçalho, do arquivo CSV lista os parâmetros que serão usados pelo serviço de importação dos .PST para a caixas de correio do usuário. Cada nome de parâmetro é separado por vírgula. Cada linha em linha de cabeçalho representa os valores de parâmetro de importação de um arquivo .PST para uma caixa de correio. Substitua os dados de espaço  no arquivo de mapeamento com os dados reais. Observação: Não altere nada na linha de cabeçalho, incluindo os parâmetros de SharePoint; eles serão ignorados durante o processo de importação de PST. Exemplo simplificado: Salve o seu arquivo PstImportMappingFile e vamos voltar ao portal do Office 365 (Tenant). 4 -  Iniciar o assistente de importação do PST no Office 365 A) Volte para a aba do trabalho de importação. b) Selecione as opções obrigatórias Clique em duas caixas de seleção na etapa 4

C) Selecione o arquivo PstImportMappingFile.CSV para realizar o mapeamento de importação. Clique em arquivo de mapeamento Select para enviar o arquivo CSV que você criou para o trabalho de importação

D) Valide o arquivo enviado, em caso de dificuldades envie um email para nós :)

Clique em Validar para verificar se há erros no arquivo CSV

E) Após a validação e aprovação do arquivo de mapeamento clique em salvar. Em seguida o processo de importação será exibido na página Importar. 5 -  O Office 365 irá analisar os dados nos arquivos .PST e identificar a idade dos itens, tipos de mensagens. Após a conclusão você poderá filtrar os dados que serão importados definitivamente. A) Na página importar do Centro de conformidade e segurança, clique em pronto para importar para o Office 365. 

Clique em pronto para importar para o Office 365 ao lado do trabalho de importação que você criou B) Clique em importar para o Office 365. A página filtrar seus dados é exibida. Incluindo informações sobre a idade dos dados e neste momento você pode filtrar os dados que serão importados ou importar todos os dados de uma vez. Você pode cortar os dados nos arquivos PST ou importar tudo isso Escolha uma opção para continuar. Se você chegou até aqui PARABÉNS!! :) sua migração foi um sucesso. Até a próxima!

Escrito por Raul em 07 de março, 2018

Postagens Relacionadas