Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

O que é e como funciona o suporte de TI para empresas?

Com a grande infraestrutura e investimento que as organizações estão fazendo em produtos de serviços de tecnologia, é fundamental que haja também um suporte de TI para empresas alinhado a todas as necessidades.

O suporte de TI para empresas exerce diferentes funções e vai muito além do que a simples resolução de problemas.  Com a era digital, as empresas precisam estar preparadas para lidar com situações que não estavam previstas e que podem causar muita dor de cabeça.

Quer saber mais sobre o assunto e como utilizar na sua empresa? Confira mais informações logo abaixo:

O que é o suporte de para empresas?

O suporte de TI para empresas é divido em três funções importantes:

  • Assistência intelectual

O suporte TI na área de assistência intelectual envolve todo o conhecimento do profissional ou equipe necessário para o monitoramento, resolução de problemas e desenvolvimento de ações que melhorem a operação.

  • Assistência tecnológica

Já a assistência tecnológica é a parte do suporte de TI para empresas responsável  por serviços técnicos de manutenções como por exemplo: atualizações de sistemas, correções e muito mais. Tudo que irá envolver o desempenho do ambiente de T.I.

  • Assistência física

Junto com o suporte de TI para empresas está à assistência física, responsável pelo fornecimento e reposição de peças necessárias para o conserto ou melhora de desempenho da infraestrutura tecnológica.

As três assistências, quando empregadas da maneira correta, oferecem um completo suporte de TI para empresas, capaz de resolver e antever problemas.

Ferramentas de Suporte de TI para empresas

O suporte de TI para empresas precisa estar em constante comunicação com clientes e colaboradores da organização para entender como resolver problemas ou propor soluções.

Por isso, é importante conhecer as ferramentas de comunicação utilizadas no momento de tratar diretamente com a pessoa que precisa de assistência. Algumas dessas ferramentas são:

  • Sistema de chamados

Para relatar o problema, é aberto um chamado de serviço para que os responsáveis possam identificar e corrigir o problema quando não é possível fazer isso imediatamente.

Esta função é muito comum em empresas de médio e grande porte (no atendimento aos colaboradores).

  • Chat online

Para solucionar problemas que precisam de uma comunicação rápida e efetiva, o chat online aparece como uma solução prática, especialmente para os problemas de baixa ou média complexidade.

Esta função é comum para o atendimento ao cliente.

  • Whatsapp

O Whatsapp está entre as ferramentas de comunicação mais utilizadas nos dia atuais. Agregar o serviço de suporte de TI para empresas ao aplicativo permite a troca de informações de maneira mais rápida e fluída.

Esta também é uma ferramenta utilizada para o atendimento ao cliente.

  • E-mail

O e-mail funciona muito bem como ferramenta de comunicação quando o assunto é suporte de TI para empresas. Ideal para problemas não urgentes ou de baixa complexidade.

Como ter um suporte de TI para a sua empresa

Um suporte de TI para empresa pode ser algo difícil de implementar internamente. O ideal é que seja uma empresa especializada na prestação deste tipo de serviço, que já tenha canais de comunicação estruturados e ofereça as funcionalidades necessárias para a organização.

A NTIW Solutions é uma empresa de TI que oferece soluções completas de suporte, com materiais, profissionais e conhecimento necessário para resolver qualquer situação. Faça seu orçamento com uma empresa séria e comprometida com o sucesso do cliente.



autor

Raul Natan

Posts Recentes