Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

O que é Backup e como fazer backups estruturados?

Olá caro leitor! É um prazer poder contribuir com você.

O que é Backup e como fazer backups estruturados?

Vamos abordar um assunto interessante sobre Backup e como fazer seus backups de maneira estruturada eliminando os riscos que podem surgir no meio das atividades rotineiras. Mas antes, um resumo básico para quem ainda não sabe o que é Backup.  backup de dados ntiwA grosso modo podemos definir backup como: Cópia de segurança. O backup é muito valorizado por quem já perdeu informações ou foi infectado por algum tipo de vírus (código malicioso) como Ransomware ( Ransomware é um software malicioso que criptografa os arquivos do seu computador ou servidor e bloqueia completamente seus acessos a ele). Uma vez ouvi a seguinte frase sobre seguros: Você paga com a expectativa de não precisar usar, mas caso precise, valerá a pena cada centavo investido. Assim como os Seguros, os Backups bem estruturados são ferramentas que garante a reversão de desastres no seu negocio.Vamos imaginar o seguinte cenário: 5 Anos de atividades de todos os departamentos da sua empresa. Sistemas instalados e configurados, banco de dados, cadastros de clientes, fornecedores e arquivos gerais onde essas atividades demandaram muitos esforços para manter completo e sempre atualizado. E então os servidores ou computadores sofre algum tipo de desastre, tornando muito trabalhoso reconfigurar tudo e começar do zero e, em alguns casos se torna inviável começar do zero pelo fato do esforço de toda mão de obra mencionada anteriormente, são 5 anos perdidos.. O backup faz com que a sua equipe de T.I mantenha os dados da empresa integro e seguro, garantindo a reversão de desastres no seu ambiente de Tecnologia.Porque manter os backups atualizados diariamente mesmo sem saber quando o problema irá acontecer? Abaixo irei mencionar os problemas mais comuns para pensarmos juntos.
  • Problemas técnicos: Falhas nos sistemas operacionais ou falhas físicas.
  • Vírus: Atacam programas ou sistemas através da internet.
  • Falha humana: alguém pode deletar arquivos sem querer (isso acontece muito).
  • Desastres naturais: Queda de energia, picos, raios entre outros.
  • Força maior: Acidentes, furtos/roubos/extravios.
Acredito que podemos considerar essas variáveis e adotar um sistema de backup eficiente. Por fim, o objetivo do Backup é realizar cópias de dados seguras onde serão utilizados em uma possível restauração futura. Em caso de perdas, conforme mencionado anteriormente.Como configurar um backups eficientes?Para os experts em T.I seguem algumas dicas :)Resultado de imagem para profissionais de tiPegue o seu caderno de anotações ou bloco de notas e vamos lá :)
  1. Dedique esforços na centralização de dados.
  2. Contrate uma ferramenta de backup confiável, aposte em ferramentas que possui documentações e manuais na internet, afinal não queremos ficar travado em algum erro desconhecido.
  3. Crie regras diárias (eu recomendo que a execução seja sempre na madrugada) isso faz com que você não sobrecarregue a rede no momento de produção. Seria muito ruim travar o sistema do financeiro no momento da emissão de nota né? rsrs
  4. Crie tarefas para compactar os arquivos de backup e criptografar.
  5. Elimine riscos, invista em armazenamento e faça backups completos.
  6. Valide as permissões do usuário responsável por executar a rotina de backup em cada diretório, afinal não queremos receber logs de erros de permissões de acessos para copiar ou gravar arquivos, né? Eu particularmente organizo as permissões de acessos baseada em grupos, isso simplifica a gestão e manutenção.
  7. Faça diversos testes e por fim coloque em produção.
Ah, por favor! Se você configurou o seu backup em HD externo não se esqueça de desconectar ou ejetar após a conclusão do Backup. Existem ferramentas de backup que tem funções de ejetar após a conclusão do backup.Dica extra: Pesquise por ferramentas que envie um alerta via e-mail com logs em anexo e boas praticas de backups estruturados.   Em caso de dúvidas não deixe de comentar abaixo ou enviar um e-mail diretamente pra mim :)E-mail: rfigueiredo@ntiw.com.brAbraços e até a próxima!      

autor

Raul Natan

Posts Recentes