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Suporte técnico de TI: rapidez e segurança

Suporte técnico de TI: rapidez e segurança

O Suporte técnico de TI envolve alguns serviços dentro da área de tecnologia da informação que buscam otimizar e informatizar os processos de trabalho de uma empresa.

Além de resolver problemas de softwares (programa), hardwares (máquinas) e entregar serviços de Help Desk e Service Desk.

Desde a criação do primeiro computador eletromecânico chamado ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, o suporte de TI se faz necessário.

Mas sua necessidade era bem restrita, isso foi mudando com o passar do tempo, houve a criação do computador pessoal pela Apple e IBM, aos poucos as empresas foram adquirindo computadores e assim o suporte técnico de TI foi sendo cada vez mais procurado.

Atualmente no Brasil, a 29.ª pesquisa anual realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), estima-se que há cerca de 5 computadores para cada 6 habitantes.

Ou seja, há tanta máquina quanto gente por aí, a manutenção e atualização delas é necessária, principalmente quando usada por empresas que precisam delas para funcionamento do seu negócio, concorda?

Dada essa importância, neste artigo você saberá o porquê de ter um suporte técnico de TI para sua empresa. Para isso será abordado:

  • O que é o suporte técnico de TI
  • Por que ter um suporte TI para empresa
  • Contratar empresa de suporte TI ou ter uma equipe própria
  • Onde contratar uma equipe de suporte em TI

O que é o suporte técnico de TI

O suporte técnico de TI é um serviço da tecnologia da informação presencial ou remoto, por telefone e outros meios de comunicação instantânea, que dão segurança aos processos informatizados da sua empresa.

Ou seja, o suporte TI garante que seus hardwares e softwares funcionem bem para que os resultados de medição, acompanhamento, produção, atendimento, etc, sejam excelentes.

Esse suporte que é dado a qualquer área de atuação pode ser feito de duas formas:

Help Desk de suporte técnico de TI

Quantos computadores, notebook e tablets você possui na sua empresa? Já pensou se tivesse que sair do seu endereço para levá-los a uma assistência toda vez que precisasse de ajuda?

Seria cansativo e nada produtivo, concorda? Pensando nisso, o serviço de help desk de suporte TI foi criado. Com ele você não precisa ir até o profissional de tecnologia da informação, ele irá até você.

Ou, a comunicação da sua empresa com o suporte técnico de TI pode ser feita de qualquer lugar, quando você precisar, com ferramentas online e centralizadas.

Para que o serviço seja rápido e eficiente, usa-se um programa onde todos os chamados da sua empresa são reunidos e acompanhados pelos profissionais de T.I, facilitando o gerenciamento das solicitações.

Assim fica mais fácil identificar e resolver o que é mais importante para o funcionamento do trabalho dos colaboradores.

O atendimento help desk é voltado para procedimentos simples, então, alguns dos problemas atendidos por ele são:

  • resolver solicitação de programa que parou de funcionar
  • sanar problemas com máquinas que não conseguem acessar à Internet
  • solucionar impressora que não está funcionando
  • verificar máquina que não consegue acessar a rede da empresa
  • ou alguém que não consegue acessar a conta no programa da empresa.

E claro, solucionar esses problemas, mas se o problema for mais complexo, então há um outro tipo de serviço chamado Service Desk. Vamos falar sobre ele:

Suporte técnico de TI: rapidez e segurança

Service Desk de TI

O service desk atende problemas mais complexos da tecnologia da informação que o help desk não consegue: trata-se de uma consultoria de TI.

A empresa que contrata um service desk de TI está em busca de profissionais experientes que contribuem da seguinte forma:

  • elaboração de relatórios
  • planejamento estratégico
  • oferece apoio operacional
  • análise nos processos empresa
  • faz integração entre os sistemas
  • otimiza processos, tornando-os mais rápido
  • solucionando problemas no ambiente de TI
  • oferece treinamento e capacitação aos colaboradores

O service desk é oferecido a distância ou no local e também pode englobar o auxílio de help desk.

Por que ter um suporte técnico de TI para empresa

O suporte TI para empresa além de oferecer os serviços mencionados acima de help e service desk também oferece todo o suporte necessário para que o ambiente de tecnologia dela funcione bem. Veja exemplos:

  • backup em nuvem: os dados da sua empresa são um verdadeiro tesouro, porque lá tem os projetos, os contatos dos clientes, as pesquisas de mercado, os registros financeiros e por aí vai.

Então, mantê-los seguros é essencial para o funcionamento da sua empresa, concorda? Logo, é preciso deixá-los em outros lugares além de uma máquina física.

  • implementação de servidores: ao centralizar dados em um servidor, o gerenciamento das informações importantes para sua empresa será mais rápido, dando melhor performances aos computadores.

Com isso, encontrar arquivos será mais fácil, também será possível compartilhar arquivos com os colaboradores de forma simples e rápida, agilizando o trabalho da equipe.

Isso economiza energia elétrica, reduz o espaço físico e o custo de aquisição, manutenção de programas, recuperação de falhas, cria ambiente de testes e facilita a migração para nuvem.

  • criação de políticas de segurança: para que seus colaboradores tomem os cuidados de tecnologia da informação, mantendo os dados onde devem estar, no ambiente de trabalho.
  • prevenção contra invasões físicas e online: técnicas de segurança da informação para que não consigam acessar os dados da sua empresa, incluindo instalação e atualização de antivírus e antispywares.
  • instalar e manter sistemas operacionais e comunicação digital: manter o funcionamento dos SO (Sistema Operacional) da máquina e os programas de comunicação como e-mail, WEB, FTP e VPN.

Além de controle de acesso à WEB, promoção de sistemas de mídias digitais como videoconferência e VoIP.

  • criação e manutenção de sistema de banco de dados.

4 vantagens de um suporte técnico de TI

Todos esses serviços de suporte técnico em TI oferecem grandes vantagens à sua empresa, faz com que sua produção seja mais rápida e com isso melhore o rendimento.

Uma equipe muito produtiva é o sonho de qualquer empresa, mas para que isso ocorra é preciso investir nas ferramentas certas, onde os colaboradores possam produzir bem.

Um exemplo: em uma reunião no início da semana o gerente pediu que 8 colaboradores se juntassem para fazer um relatório que identificasse o perfil dos clientes nos últimos 12 meses.

Eles precisam fazer um documento só, então, dividem as informações entre os 8 e vão pesquisar.

O que é melhor: que cada um faça um documento e junte tudo no momento da entrega do relatório ou que construam juntos um documento compartilhado na rede online, onde podem editar e se comunicar em tempo real?

Fazer tudo junto é melhor, não acha? A equipe terminará mais rápido, a comunicação será instantânea e os dados estarão seguros.

Esse é só um exemplo, separamos 4 vantagens para uma empresa que contrata os serviços de T.I. Confira:

  1. Segurança para os dados da sua empresa.
  2. Otimização de tempo das máquinas e da equipe.
  3. Prevenção e resolução de problemas de infraestrutura.
  4. Estabilidade e atualização constante dos softwares e hardwares.

Para complementar um dos fundadores da NTIW Solutions, Raul Natan, escreveu um post com 5 motivos para contratar um suporte técnico de TI, onde fala sobre redução de custo, segurança de dados e aumento de produtividade. Confira clicando aqui.

Depois de tudo que você viu é certo que queira um suporte técnico de TI para sua empresa, certo? Mas surge uma pergunta:

Contratar empresa de suporte técnico de TI ou criar uma equipe própria

Um dilema a resolver é se você deve ter sua própria equipe de suporte em T.I ou contratar uma empresa terceirizada de suporte em TI.

Você precisa pesar os prós e os contras de se ter uma equipe própria ou fechar uma parceria.

Montar uma própria equipe é bom para empresas que possuam um grande setor de RH e podem aumentar os custos com funcionários, além de criar um espaço físico dedicado.

Já empresas que querem evitar os gastos com contratação e manutenção como salários, taxas da previdência, treinamento e assistência médica, optam pela terceirização do suporte de TI.

Suporte de TI para pequenas e médias empresas

As pequenas e médias empresas não podem aumentar muito seus custos com contratação e treinamento para montar uma equipe própria de TI.

Por isso, fazem parceria com empresas que já têm pessoas capacitadas e experientes na área.

Imagine só os custos de construir uma sala e ainda ter que comprar todos os equipamentos para que a equipe possa trabalhar, além de ter que esperar um tempo até que possam começar os trabalhos.

Portanto, se colocar na ponta do lápis, terceirizar o serviço sai bem mais barato e rápido, duas coisas que pequenas e médias empresas precisam: otimização de tempo e eficiência.

Onde contratar uma equipe de suporte em TI

Se você optar por ter sua própria equipe de suporte técnico de TI é preciso entrar em contato com uma empresa de recrutamento e seleção.

Eles vão buscar no mercado possíveis candidatos para a vaga e farão o processo seletivo, após isso entrará a fase de contratação com seu RH.

Para isso é preciso já ter um espaço dedicado a equipe e um instrutor para treiná-los.

Agora, se você optar por contratar uma empresa de TI as coisas podem ser mais fáceis.

Nós, da NTIW Solutions, possuímos experiência na área e oferecemos um serviço personalizado que se alinha ao seu negócio. Então, se você deseja alguém que possa aplicar as vantagens do suporte técnico de TI na sua empresa marque uma consultoria gratuita conosco aqui e se houver alguma dúvida deixe nos comentários.



autor

Raul Natan

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