Receba nossos artigos!

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Preencha os dados abaixo para entrar em contato, responderemos o mais breve possível.

Backup em Nuvem para Empresas: guarde seus dados com segurança

Backup em Nuvem para Empresas: guarde seus dados com segurança
 

Backup em Nuvem para Empresas

 

Backup de dados em nuvem é uma vantagem pós-moderna, mas o armazenamento de dados físicos sempre foi importante para humanidade.

Se voltarmos um pouco no tempo, veremos alguns exemplos de que os papéis foram por muitos séculos o principal meio de armazenamento físico ou como se chama hoje: backup.

A Biblioteca de Alexandria, no século três antes de Cristo, servia como um backup do mundo daquela época. O rei Ptolemeu II iniciou um acervo com a intenção de reunir as principais obras que se tinha notícia na época.

Interessante, concorda? Mas você deve estar se questionando: o que isso tem a ver com backup em nuvem para empresas?

Bom, vou continuar e você perceberá: venha comigo.

Depois de mais ou menos 300 anos de backup de dados na biblioteca, o local precisou de mais espaço, é claro! E isso foi feito, era enorme.

Agora que vem o momento importante para nós: um incêndio atingiu o prédio. Imagine só um local enorme, preservado por séculos, com diversos dados da humanidade, pegando fogo.

O bibliotecário chefe deve ter surtado. Dizem que o incêndio foi acidental, provocado por uma estratégia de guerra do imperador Júlio César.

Essa estratégia destruiu cerca de 40 mil obras literárias. Ou seja, lá se foi um backup de inestimável valor.

Agora, vamos trazer para nossos dias: quantos dados armazenados fisicamente tem sua empresa? Qual o espaço que eles ocupam?

Imagine só o perigo que uma empresa com servidor físico, com backup de arquivos reunidos em anos de trabalho o vê de repente destruído?

É um perigo que ninguém deveria passar, por isso, a tecnologia, sempre avançando, possibilita mais segurança, mais rapidez e menos espaço físico.

Então, preparamos neste texto informações para que saiba como guardar os dados da sua empresa em nuvem com segurança. Confira:

Fazer backup dos dados da empresa, por quê?

Você sabe a importância de se fazer um backup para sua empresa, certo? Se já sabe, não custa reforçar e se não sabe, vamos lá!

Veja só, você deve ter um computador de trabalho, onde guarda planilhas, textos, documentos, fotos, etc. onde acompanha os lucros, gastos e muitas informações importantes.

Mas e se esse computador sofrer um curto-circuito e queimar o HD? Lá se foram alguns anos de trabalho.

Hoje, recomenda-se que uma pessoa física faça backups de seus dados pessoais o tempo todo, imagine então uma empresa que mantém dados importantes de seus clientes e da sua operação.

Seus dados precisam estar seguros em algum outro lugar, porque caso o seu HD queime você terá seus dados em outro lugar, evitando perder os dados importantes.

Agora, vamos avançar, porque não basta o backup físico, para maior segurança é preciso fazer backup nas nuvens também.

E backup nas nuvens

Bom, o backup nas nuvens é uma segurança a mais para os dados da sua empresa. Não basta ter um servidor, HD externo e pendrives é preciso adotar uma opção mais rápida e segura.

Por mais que você ache seguro ter um produto nas mãos com seus dados guardados, o tempo que demora para realizar essa operação é enorme.

Qual é o volume de dados que sua empresa produz? Quanto tempo alguém demora para passá-los para um HD externo ou um pendrive? De quanto em quanto tempo é feito o backup?

Já pensou se um dia alguém esquece de fazer e de repente acontece algo com a máquina?

Hoje, muitas empresas adotam dispositivos móveis, como tablets, celulares e notebooks para trabalhos externos e até internos. E eles correm mais riscos de serem danificados, roubados e furtados.

Por esses motivos, investir em backups em nuvens é uma solução para otimizar o tempo, já que existe a possibilidade de programação automática sem que alguém precise lembrar.

E caso ocorre algo ruim, seus dados podem ser recuperados de forma fácil. Confira mais vantagens abaixo.

Vantagens de armazenamento em nuvem para empresas

O exemplo do backup físico de obras na Biblioteca de Alexandria, trouxe uma importante lição para nós: armazenamento físico de arquivos oferece sérios riscos e ocupa muito espaço.

Da mesma forma, os backups físicos apresentam riscos, mas não só isso, eles também fazem sua empresa perder dinheiro, sabe por quê? Você deve conhecer esta frase de Benjamin Franklin: time is money, certo?

O armazenamento físico demanda um tempo que as soluções modernas de backup em nuvem automático resolvem com otimização, abordaremos mais sobre isso abaixo.

E o espaço? Dependendo do volume de dados que você produz será preciso um bom investimento em hardware e espaço para guardar o que precisa.

Tem os riscos também, lembra? Se você ainda não implementou um backup em nuvem está correndo os seguintes riscos:

  • perda ou roubo/furto de dispositivos
  • perda de dados por falha de software
  • diminuição na credibilidade da empresa
  • perda de tempo e espaço
  • vulnerabilidade a acidentes
  • desastres como incêndios e alagamentos

Com isso você evita prejuízos momentâneos e a longo prazo, já que não precisará gastar um bom tempo lembrando a cada um dos funcionários que eles devem fazer o backup.

E tem as situações desagradáveis como as que cito abaixo, acompanhe:

Roubo de dispositivos

Se você perder ou tiver algum dos seus dispositivos roubados, os dados que estão neles serão perdidos.

Mas caso você tenha um backup, até mesmo o físico alguns dos seus dados estarão salvos, mas podem ser antigos.

Porém, se você tiver um backup nas nuvens os dados serão mais atuais ainda.

Proteja-se dos ataques de Vírus

O mesmo ocorre com o com os vírus, se seu servidor sofrer ataques dos tipos como Ransomware, Trojan e Spyware, os dados estarão protegidos.

Porque o backup em nuvem para empresas protege os dados de uma forma criptografada o que impede que os vírus consigam destruir ou pegar os dados da sua empresa.

Pois, o backup estará nas nuvens e não no local que o vírus atacou, tentando e até podendo comprometer o software da máquina.

Credibilidade da Empresa

Confiança é um dos pilares de qualquer relacionamento, correto? Desde pequenos, aprendemos confiar e demonstrar que as pessoas ao nosso lado podem confiar em nós.

Com as empresas não é diferente. Conquistar a confiança do cliente, oferecendo um serviço de excelência é uma tarefa que se constrói aos poucos. E parte disso está ligado a segurança.

Oferecer segurança ao cliente é fundamental e o backup em nuvem oferece muita segurança, como verá mais adiante.

Como funciona o serviço de backup em nuvem

Esqueça os cabos: o serviço de backup em nuvem é feito por em um painel de controle do provedor na máquina ou em um navegador de internet.

Com o serviço há a possibilidade de armazenamento parcial ou total dos dados da empresa.

Da mesma forma fácil com que se faz o backup nas nuvens, o acesso a eles também é bem simples.

Você pode acessar seus dados remotamente de qualquer máquina, entrando no servidor do provedor escolhido de qualquer máquina.

Isso otimiza o tempo de operação da sua empresa, já que a recuperação dos arquivos é mais rápida e fácil.

A economia de tempo também é possível com a opção de programação do armazenamento como se queira:

  • diariamente
  • semanalmente
  • mensalmente

Criptografia dos dados armazenado nas nuvens

A criptografia é um modo de dar muita segurança aos seus dados. Se por acaso alguém tentar invadir o servidor que guarda os seus dados, não terá sucesso.

Porque a criptografia irá proteger seus dados de ataques hackers, de vírus e até de curiosos. É como se fosse um labirinto com várias fortalezas.

Investimento em Backup em Nuvem X Backup Local

O investimento em backup em nuvem é mais barato que o que deve ser feito em um backup local. Isso porque para o local é preciso investir em espaço físico como uma sala especial ou um canto que seja.

Além disso, o backup local exige a compra de hardwares e cuidados de manutenções constantes.

Já o backup em nuvem não exige nada disso, porque o investimento é baseado na quantidade de arquivos e modelo SaaS (software como serviço). O que é bem mais barato.

Como usar o serviço de backup em nuvem para empresas

Agora que chegamos até aqui e você pode ver as vantagens que o uso de backup em nuvem oferece para sua empresa, vamos saber como implementá-lo.

O backup na nuvem é rápido e fácil, mas engana-se quem acha que é simples começar a usar. Para se ter um bom armazenamento de dados nas nuvens é preciso uma configuração cuidadosa.

Quem garante que todas as pastas e todos os arquivos receberão backups? E os arquivos que não precisam ser guardados? Um profissional saberá configurar sua rede na nuvem com todos os detalhes escolhidos.

Contratação de backup em nuvem corporativo

Agora que você já sabe qual a importância de um backup para os seus arquivos, e mais do que isso: a segurança que um backup na nuvem oferece.

Está na hora de contratar um serviço de backup em nuvem para empresas que entregue segurança para seus dados, certo?

Então, aproveite e conheça a NTIW Solutions, empresa que oferece soluções em TI inovadoras e personalizadas.

A NTIW tem experiência em implementação de backup em nuvem para empresas, os planos são personalizados conforme necessidade, veja:

  • Teste Grátis: 50 GB
  • Plano Basic: 200 GB
  • Professional: 500 GB
  • Plus: 750 GB
  • Custom: 1 TB.

Todos os planos possuem criptografia para maior segurança dos seus dados, tráfego ilimitado e várias versões de backup.

Além de compactação de dados, o que aumenta bem o espaço de armazenamento dos planos.

Clique aqui para conhecer mais. Veja os preços dos planos de backup, direto na página, sem burocracia. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por e-mail, telefone ou chat online, clique aqui e escolha.

Escrito por Raul em 01 de agosto, 2019
Backup online Servidores em nuvem Inovações

Postagens Relacionadas