Computação em Nuvem: O que é e quais as principais vantagens

Computação em Nuvem: O que é e quais as principais vantagens

A computação em nuvem é atualmente um dos serviços de TI (Tecnologia da Informação) mais populares, por exemplo, uma simples foto tirada em um smartphone é armazenada instantaneamente no Google Fotos ou no iCloud.

Pois aos poucos as empresas foram oferecendo vantagens de armazenamento nas nuvens aos seus usuários. De modo que todo mundo, que tem um telefone Android ou iOS, possui um espaço em nuvem para complementar a memória física do seu aparelho.

Com isso percebemos como é popular e importante guardar dados online para o usuário: fotos, vídeos, áudios, documentos, contatos, mensagens de texto, etc, podem ser visualizados de qualquer lugar, mesmo que fora do aparelho que os produziu.

Tudo isso tornou-se tão natural que às vezes nem nos damos conta de que estamos aproveitando da computação em nuvem. Ela que tem sido adotada por diversas empresas para oferecer serviços inovadores e de qualidade aos seus usuários.

O backup em nuvem é só a ponta do iceberg.

A computação em nuvem envolve vários serviços que possibilitam redução de custos para empresas e para os usuários, que aumentam a velocidade de acesso a dados, que quebram barreiras geográficas, que melhoram a segurança, o desempenho e a produtividade.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a computação em nuvem e saber o porquê de as empresas de sucesso adotarem ela? Neste artigo separamos pontos que vão esclarecer a principais vantagens desse serviço para as empresas. Confira:

O que é Computação em Nuvem ou Cloud Computing?

Computação em nuvem (cloud computing) é uma plataforma de serviço online que permite acesso a alguns tipos de serviços de TI sob demanda, ou seja, você pode contratar o que deseja usar e o melhor: online.

Dessa forma você poderá acessar os serviços que deseja de qualquer lugar, já que para computação em nuvem não existe barreiras geográficas, ou seja, você pode acessar o mesmo serviço em São Paulo e em Buenos Aires.

Mas que serviços são esses? É comum, ao falarmos disso, lembrarmos de backup em nuvem para empresas, mas não é só isso, existem outros serviços, veja alguns deles abaixo:

SaaS, PaaS e IaaS: Serviços de Computação Online

Os serviços de computação em nuvem abrangem o SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e IaaS (Infraestrutura como Serviço).

O SaaS são programas em nuvem que permitem acesso de qualquer lugar entre vários usuários, sem preocupação com hardware e software, pois ambos são fornecidos pela empresa contratada. Alguns exemplos de SaaS são:

  • Editores de textos: em vez de instalar um software de editor de texto na sua máquina é possível aproveitar aplicativo web que permitem o compartilhamento e a colaboração de outros usuários como Office 365 e Google Docs.
  • Digitalização de documentos: sua empresa ainda tem pastas e mais pastas de documentos em papel? Softwares podem agilizar o processo de digitalização e armazenamento desses arquivos com scanners inteligentes como o Acrobat.
  •  E-mail: você usa o e-mail com tanta naturalidade que não se dá conta, mas ele também é um serviço oferecido graças à computação em nuvem. Junta-se a ele os softwares de gerenciamento de e-mails como Outlook (Trabalhamos somente com Outlook).

O PaaS é um ambiente com infraestrutura de servidores, armazenamento e rede, que permite ferramentas de desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados como:

  • Backup de arquivos: armazenamento e acesso a arquivos de diversos dispositivos em qualquer lugar com segurança e pague somente pelo espaço necessário para sua empresa como os planos de backup da NTIW.

O IaaS é uma infraestrutura que permite o desenvolvimento e testes de aplicativos, hospedagem de site e análise de Big Data com computação em alto desempenho como:

  • Desenvolvimento de AI (Inteligência Artificial): com a computação em nuvem é possível desenvolver muito mais rápido com algoritmos e modelos disponíveis no ambiente online de criação, teste e implementação de Machine Learning como o SageMaker.

Esses serviços e muitos outros que dão agilidade e eficiência aos processos empresariais são uma oportunidade e tanto para pequenas empresas,pois dessa forma elas podem competir quase em pé de igualdade com empresas maiores.

São um conjunto de vantagens do qual listamos as principais a seguir.

Principais Vantagens da Computação em Nuvem

A computação em nuvem, como vimos, apresenta um potencial enorme para as empresas e para os usuários, porém a empresa consegue pelos diversos serviços otimizar seus custos melhorando seus trabalhos.

Antes você precisa comprar caixas e mais caixas de softwares bem caras para manter o serviço de uma empresa funcionando e pagava pela atualização. Depois, aos poucos, surgiu a opção de download e os preços começaram a cair, até opções gratuitas começaram a surgir.

Agora é praticamente tudo online. Essa evolução ofereceu muitas coisas boas, destacamos as principais vantagens para que você possa decidir migrar ou manter sua estrutura física atual. Vamos lá?

  • Economia: uma das principais vantagens da computação em nuvem é a economia, destacamos quatro principais pontos:
  1. Menos equipamentos: com os serviços online você não precisará de tantos equipamentos para manter um provedor de serviço pessoal.
  • Economia de espaço: não havendo necessidade de um provedor pessoal, você também não precisará gastar com um espaço específico para alocar os hardwares.
  • Redução no gasto com energia: montar uma estrutura própria de data center requer bastante investimento em energia para manter os hardwares sempre em funcionamento, além disso, é preciso investir no sistema de refrigeração. Um gasto e tanto não acha?
  • Diminuição nos custos de pessoal: você não precisará de uma equipe própria para gerenciamento do data center ou dos serviços ofertados.
  • Mais segurança e confiança: a empresa fornecedora dos serviços em nuvem possui uma infraestrutura confiável e maior, também tem mais habilidades que uma pequena equipe de T.I.
  • Serviços sob demanda: com a computação em nuvem você só pagará pelo serviço que usar, dessa forma você pode prever os gastos mensais que sua empresa terá ao adquirir um serviço.

Já com uma estrutura própria, além de não aproveitar bem todo poder dos equipamentos pode ocorrer algum imprevisto onde será preciso substituir alguma peça ou atualizar algum software, gerando um gasto extra.

  • Mobilidade: se por acaso precisar mudar sua empresa de local, com a computação em nuvem, não haverá transtornos quanto a transferências de data center, seja onde sua empresa esteja, o serviço permanece funcionando.

Agora, imagine só se você tem um data center próprio, teria que transportar vários equipamentos para sede nova da empresa, seria um gasto de energia humana desnecessária.

Essas são as principais vantagens da computação em nuvem, mas não as únicas, cada negócio pode personalizar serviços de inteligência artificial para otimizar seus processos e melhorar sua eficiência frente aos concorrentes.

Mas, quando você for escolher sua computação em nuvem, surge uma questão importante que trataremos a seguir, confira.

Nuvem Pública, Nuvem Privada ou Nuvem Híbrida?

A computação em nuvem foi definida e suas vantagens expostas, agora chegou a hora de escolher qual usar, mas você deve levar em conta três modelos antes de contratar um serviço de cloud computing:

  • Nuvem Pública
  • Nuvem Privada
  • Nuvem Híbrida

Nuvem Pública

A computação em nuvem pública refere-se aos serviços disponíveis a todos, ou seja, sua empresa pode usar o mesmo serviço que outras empresas. Seus dados continuam protegidos e com todas vantagens citadas acima, mas qualquer um pode contratar o mesmo serviço que o seu.

Explicando melhor, o serviço de cloud computing da Amazon está disponível para qualquer empresa, por isso chama-se nuvem pública. Você só aluga a nuvem.

Nuvem Privada

A nuvem privada é exclusiva de uma empresa, ou seja, você pode contratar um data center só para você. Claro que isso demanda um pouco mais de investimento, mas tudo depende da estratégia da empresa.

Com a nuvem privada você pode ter um data center para nuvens instalado na sua própria empresa ou na empresa contratada. Com isso, o controle será totalmente interno e adequado a cultura da empresa. Você é, de certa forma, o dono da nuvem.

Nuvem Híbrida

A tecnologia que permite uma nuvem pública e outra privada também oferece infraestrutura com serviço híbrido, ou seja, um pouco de cada.

Dessa forma, você pode colocar alguns dados que considera sensíveis em nuvem privada e outros em nuvem pública, que é mais barata e atende por demanda. Ou seja, você pode controlar os custos e alternar entre as duas opções. Então, você é dono de uma parte da nuvem e aluga a outra.

Sabendo disso, agora é possível verificar o tipo de computação em nuvem que sua empresa precisa para poder se modernizar e crescer em um mercado tão competitivo como o atual.

Conclusão

E então, chegou o momento de alavancar seus negócios com o que há de melhor no TI atualmente, a computação em nuvem.

Você já sabe exatamente o que é cloud computing, quais os tipos de serviços oferecidos (SaaS, PaaS e IaaS), as principais vantagens econômicas, de segurança, de mobilidade e de demanda que ela apresenta e, por fim, viu possibilidades pública, privada ou híbrida.

Esse conhecimento já é suficiente para saber que o serviço de computação online é essencial para uma empresa que deseja ter um diferencial competitivo. Você quer ficar para trás?

Então, está na hora de se modernizar e aproveitar as vantagens da computação em nuvem. Entre em contato conosco aqui para receber uma consultoria inicial gratuita, nela usaremos toda experiência da NTIW para indicar o melhor caminho para o seu negócio.

Nós fornecemos suporte ao serviço de computação em nuvem:

  • Windows Azure Cloud: a contratação dos planos de computação em nuvem da Microsoft reúne diversos serviços com segurança multifacetadas em data centers físicos espalhados pelo mundo. Os serviços abrangem softwares livres, ou seja, não é preciso usar somente aplicativos e serviços do Windows. Além disso, a Azure cumpre os requisitos do Regulamento Geral sobre Proteção de Dados e você só paga pelo que usa.

Mas também há outros serviços que entregam as vantagens apresentadas como:

  • Google Cloud Platform: a plataforma de computação em nuvem da Google oferece uma enorme lista de serviços de computação de alto desempenho, AI (inteligência artificial), serviços de bancos de dados MySQL, PostgreSQL e SQL Server, gerenciamento de API (análise, desenvolvimento, testes e gerenciamento) entre outros.
  • AWS: esta plataforma é oferecida pela Amazon com foco em inovação, há mais de 165 serviços completos disponíveis para acelerar o ritmo tecnológico das empresas com requisitos de segurança militar para lidar com informações confidenciais. Além disso os custos são personalizados conforme sua necessidade, pois cada serviço tem um preço diferenciado.

E para finalizar, diga nos comentários o que achou do nosso artigo e aproveite para compartilhar com sua equipe.



autor

Raul Natan

Posts Recentes