Receba nossos artigos!

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Preencha os dados abaixo para entrar em contato, responderemos o mais breve possível.

Vantagens de ter um domínio de rede

Vantagens de ter um domínio de rede
Muitas empresas nos dias atuais utilizam os seus ativos de rede sendo gerenciados e regrados por um domínio de rede (Servidor). Porém existem outras empresas que ainda utilizam redes baseadas em WORKGROUP (Grupo de trabalho), que funciona como uma rede fácil de ser gerenciada, impossibilitando a centralização de regras, políticas de grupos e políticas de segurança para as estações de trabalho dentro da mesma rede, deixando cada vez mais difícil de serem gerenciados. Agora, se os ativos de rede estão conectados a um domínio controlado por um servidor, o gerenciamento, permissões e o acesso aos arquivos da empresa e do dia a dia podem ser mais organizados e prover maior segurança. Veja as diferenças entre os dois tipos de rede e veja qual trará mais vantagens para sua empresa:
REDE BASEADA EM GRUPOS DE TRABALHO - WORKGROUP
Para ser mais objetivo, neste caso, cada estação de trabalho (computador/notebook) contem sua lista de usuários e regras com a finalidade de compartilhar arquivos e impressoras. Ou seja, os usuários que precisam ter acesso a um arquivo de outro usuário precisam estar cadastrados nas estações desse mesmo grupo. Dessa forma, cada usuário precisa ter um entendimento mais amplo sobre o sistema operacional que utiliza, pois para aplicar regras, compartilhar arquivos e impressoras não é tão simples quanto parece. Ainda mais por questões de segurança. Com este tipo de rede as estações de trabalho ficam mais vulneráveis a acessos externos caso não estejam com as devidas configurações em cada uma delas. Veja que existem diversas desvantagens nesse método de compartilhamento de recursos e, caso sua rede esteja dessa forma, entre em contato conosco para sanar suas duvidas referente a este artigo e ao seu ambiente de T.I.
ESTAÇÕES DE REDE CONTROLADAS POR SERVIDORES – DOMÍNIO
Se sua empresa ou o local onde você trabalha contém um servidor, já esta no caminho certo! Porém, ao decorrer deste artigo, verifique se esta funcionando como vou explicar a seguir. Um servidor de arquivos é responsável por gerir uma árvore de estações de trabalho e assim centralizar os recursos utilizados pelos usuários que usufruem da mesma rede, além de elaborar e direcionar permissões e regras para os mesmos através de um serviço de diretório implantado no servidor chamado AD (Active Directory). A estruturação dessa árvore controlada por um servidor e as funções do AD denomina-se domínio. E quando uma estação de trabalho está em um domínio de rede é bem provável que esta estação esteja sendo gerida por uma política de grupo – Conjunto de regras que controlam as contas de usuários e as contas de computadores dentro do ambiente de T.I. – facilitando a distribuição de permissões entre usuários da mesma rede e proporcionando a segurança e a saúde de todos os seus ativos de rede com uma ótima gestão e monitoramento da sua infraestrutura de T.I.
Confira em tópicos as vantagens de investir em um projeto de domínio de rede:
  • Gerenciamento de permissões de acesso aos usuários;
  • Arquivos centralizados com segurança baseado em permissões de acesso;
  • Definir nível de políticas para proibir o acesso dos usuários ao painel de controle da estação de trabalho;
  • Definir nível de políticas para não permitir a instalação de programas que podem afetar o desempenho da estação de trabalho;
  • Definir nível de políticas para não permitir as alterações na placa de rede da estação de trabalho;
  • Backup de arquivos e recursos utilizados pela organização no servidor;
  • Facilidade na gestão de permissões utilizando grupos de acessos por departamentos;
CONCLUSÃO
Para haver a integridade de todas as informações (todo tipo de arquivos e dados de sistemas de informações) e acesso a conteúdos de acordo com os níveis de permissão de cada usuário, sem que o andamento do seu negócio seja interrompido por erros comuns, ter um servidor é primordial e garante todas as funcionalidade e fluidez dos processos operacionais de sua empresa. Utilizar o compartilhamento de arquivos com a estrutura de rede em WORKGROUP as operações da empresa, com as configurações e permissões em cada estação de trabalho fora do padrão, ficam vulneráveis a problemas, pois o ambiente de T.I fica dependente de máquina por maquina, deixando os arquivos da organização descentralizados e desorganizados, causando uma “dor de cabeça” constante. Para manter um ambiente mais profissional e promover a qualidade nas operações do seu negócio, entre em contato conosco para estruturar o seu ambiente de T.I. A NTIW Solutions executa as melhores praticas de estruturação em sua infraestrutura de T.I. E, com nosso monitoramento, proporcionamos prevenções efetivas de problemas no dia a dia. Não hesite em conferir nossos projetos e soluções.
Escrito por André em 09 de março, 2018
Tecnologia

Postagens Relacionadas