Receba nossos artigos!

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Preencha os dados abaixo para entrar em contato, responderemos o mais breve possível.

Problemas de TI? Saiba como evitar e resolver!

Problemas de TI? Saiba como evitar e resolver!
  Quem nunca teve problemas de TI pela manha ao iniciar suas atividades? Temos que ter acesso as informações de rede que nos auxiliam. Seja com clientes ou parceiros e ao organizar processos internos e externos, como auxiliar os vendedores e resolver outras situações. Além de outros tipos de atividades que fazem parte do desenvolvimento da empresa. Agora vamos analisar as seguintes questões:
  • Quantas vezes a sua rotina ou suas operações sofreram impactos com a indisponibilidade com recursos de TI?
  • Quanto tempo você já ficou parado tentando resolver um problema ou até mesmo esperando a TI solucionar o caso para que você possa voltar as suas atividades?
  • Quantas vezes já tivemos que dar respostas para os clientes como: “Infelizmente estamos sem sistema, assim que estiver disponível retornarei o contato” ou “Infelizmente estamos sem conexão com a internet, hoje mais tarde retornarei o contato”
  Realmente são desculpas bem desagradáveis, ainda mais quando se trata de urgências. E com essas ocorrências acontecendo com frequência, automaticamente a reputação da empresa sofre danos pela falta de disponibilidade. Mas não se preocupe! Tenho muitas novidades que são ideais para evitar ocorrências e aumentar sua produtividade nas operações. Continue lendo este artigo! ?

Monitoramento e gestão de ativos de rede

Para evitar boa parte dos problemas de TI, deve haver o inventário de hardware e software para entender quais requisitos são exigidos pela infraestrutura de TI atual e recursos (Aplicativos, sistemas e componentes) mais utilizados pela a equipe da empresa de forma estratégica, a fim de evitar problemas com hardware e software na área de TI na questão de segurança, desempenho e disponibilidade geral dos ativos. Para isso deve existir um estudo de especialistas ou um projeto de consultoria em TI para avaliar esses quesitos com o propósito de evitar problemas com sua TI e aumentar a produtividade de toda a equipa da empresa. O monitoramento e a gestão de ativos de rede são práticas primordiais para manter o ambiente de TI saudável e preparado para evitar os problemas de TI antes que eles causem grande impacto em suas operações. Todo esse processo é feito por especialistas em TI que contam com ferramentas automatizadas para alertá-los sobre os problemas que podem acontecer, como por exemplo:
  • Oscilação de tráfego de dados (rede e internet);
  • Falta de internet;
  • Queda de energia;
  • Queda de servidores;
  • Queda de estações de trabalho;
  • Desempenho da infraestrutura de TI;
  • Indisponibilidade de aplicações (E-mails, sistemas, componentes de segurança, outros);
Todos esses quesitos devem ser avaliados constantemente pelas ferramentas com o objetivo de agilizar o atendimento dos especialistas. Clique em monitoramento de TI ou em gestão de ativos para saber mais sobre esses serviços.  

Gestão de recursos (Aplicações e sistemas)

Um dos fatores principais para evitar os problemas de TI com frequência é avaliar o status das aplicações e sistemas operacionais. Você mesmo ou a equipe de TI pode pesquisar sobre a versão de determinado software com a finalidade de manter sempre atualizado para prover a segurança da TI da empresa. As atualizações das aplicações envolvem uma sequência de adaptações e scripts de criptografia para manter a compatibilidade com o sistema operacional e melhorar a segurança do ambiente de TI. Todos os recursos que são utilizados pela empresa precisam de avaliações continuas e, esses recursos, precisam sempre estar atualizados, caso contrário o computador pode ser infectado através dessas aplicações, pois o mesmo apresenta grande taxa de vulnerabilidade. Devemos avaliar, também, o licenciamento de determinados produtos para não houver casos irreversíveis como multas de fiscalização que as empresas responsáveis pelo desenvolvimento do produto envia automaticamente ao ter alerta de pirataria. Essa multa custa muito mais do que o preço de um carro popular hoje no Brasil. Além de piratear ter apenas o custo operacional e reduz custo em adquirir aplicações, mesmo sendo uma prática comum, ainda é visto como ato extremamente ilegal. Os aplicativos principais que devem estar sempre atualizados e licenciados, são:
  • Antivírus;
  • Aplicativos de transações e componentes de segurança;
  • Pacote Office (Outlook, Excel, Word, PowerPoint);
  • Sistemas Operacionais;
Contudo você não precisa mais se preocupar com indisponibilidade desses recursos, pois ao estarem licenciados e atualizados os processos de seu trabalho serão mais produtivos e íntegros, onde evita diversos dos problemas de TI frequentes. Caso você tenha notado que uma aplicação precisa ser atualizada ou licenciada, procure uma equipe de TI especializada para solucionar, pois a equipe deve acompanhar as tendências atuais de segurança para analisar esses casos e executar boas práticas de análises para assegurar a empresa.  

Políticas de segurança e Privacidade do Ambiente de TI

Todas as pessoas que trabalham em empresas, assim como você e eu, precisa acessar frequentemente arquivos de rede que estão compartilhados para atender solicitações diversas. Porém, se não existir uma política de segurança fica ainda mais difícil de evitar problemas com sua TI e aumenta a vulnerabilidade da empresa, causando mais ocorrências e perdas de arquivos. Com um padrão de estratégia de uma boa equipe de especialistas de TI os sistemas e arquivos são plenamente isolados de Ransomwares, malwares e outros tipos de ameaças. Uma equipe altamente especializada configura as políticas de segurança e privacidade de arquivos e computadores respeitando as seguintes ações para que haja a escalabilidade integra dos sistemas distribuídos de rede;
  • Permissões de pastas com políticas de grupos;
  • Restrições de usuários e departamentos;
  • Regras de segurança e regras compartilhamento avançado;
Parece pouca coisa, mas as configurações desses processos apresentam um grande plano estratégico para que exista a flexibilidade ao buscar, ler e salvar arquivos através da rede e de determinados dispositivos, sempre mantendo as permissõe de determinados grupos e a segurança para o isolamento de dados referente a ameaças externas. A TI de sua empresa com este padrão evita que pessoas não autorizadas ou ameaças possam ter acesso a esses arquivos. Mesmo que já estejam na rede, seguindo este cenário, seus arquivos não sofrerão modificações e nem serão criptografados para que você não tenha acesso. Mas tudo ficará ainda mais perfeito com soluções em Cloud. ?  

Evite problemas de TI com soluções em Cloud Computing (Backup em Nuvem)

Nós, da NTIW Solutions, garantimos uma alta taxa de segurança com o cenário anterior onde evita diversos problemas de TI e existem ótimas estratégias de criptografia de arquivos, porém eu sei que a tecnologia avança para o lado bom e ruim. As ameaças são atualizadas frequentemente, neste caso é sempre bom acompanhar as tendências de segurança de TI, mantendo os padrões de políticas de segurança mencionados anteriormente e devemos investir, também, em soluções em nuvem para manter o backup de seus arquivos assegurados de qualquer ocorrência. Além dos padrões de segurança para evitar problemas de TI, devemos respeitar a existência de grandes riscos nos equipamentos de Hardware. Eles apresentarem vida útil e sofrerem alterações nas características funcionais básicas em relação a queda de energia, manuseio, fenomenos naturais e ataques cibernéticos. Entre outros casos que implicam em sua vulnerabilidade e depreciacão. As vantagens de investir em soluções de backup em nuvem são inúmeras, confira abaixo e ajude a empresa que você faz parte a evitar problemas frequentes de TI;
  • Agendamento de Backup estratégico (Evita gargalos de rede);
  • Backup completo e incremental;
  • Flexibilidade na restauração de arquivos;
  • Restauração em poucas horas de dados e de configurações de servidores;
  • Criptografia, compactação e segurança de arquivos;
  • Backup de até 2TB compactados (Clique aqui e confira);
Com esta ferramenta em execução em sua TI, você e sua equipe não precisa mais ficar dias parado e ter muitas complicações com clientes, patrões, supervisores, chefes e outros casos que precisam de suas tarefas para dar andamento na evolução da empresa. Com uma boa ferramenta de backup em nuvem e configurações estratégicas, você e toda a empresa evitam diversos gargalos e garantem o sucesso do negócio.
Escrito por André em 04 de outubro, 2018
Tecnologia

Postagens Relacionadas